Biologia Geral

• Categoria: Biologia
  • Autores: SOMESB
  • Data de Inclusão: 28/10/2016
  • Tamanho do Arquivo: 2.345 KB

A biologia é a ciência que estuda a vida (do grego bios= vida e logos= estudo). Desta forma, estuda os seres vivos e suas relações, a fim de compreender suas peculiaridades, a partir da análise dos organismos e seus processos vitais, icluindo origem, caracterização, classificação, estrutura, atividade e evolução. Podemos dizer que os conhecimentos biológicos datam da pré-história, quando o homem primitivo estreitou o contato com diversos tipos de animais e plantas, percebendo o comportamento dos animais, assim como os períodos de frutificação das espécies vegetais de que se alimentava. A presença de desenhos representando animais nas cavernas demonstra, atualmente, que o interesse biológico já fazia parte das antigas civilizações. Evidências comprovam ainda, que os antigos egipcíos dispunham de conhecimentos sobre plantas e óleos vegetais, que aplicavam as técnicas de embalsamamento. Mas, o grande avanço em todos os campos do saber ocorreu com o florescimento da cultura Grega. Os gregos realizaram os primeiros estudos “científicos” sobre os fenômenos da natureza. Aristóteles, por exemplo, contribuiu para a zoologia, a botânica, a taxonomia e a biologia do desenvolvimento em obras como: Do movimento dos animais. A partir de então, a Biologia representa um dos ramos do conhecimento que mais tem crescido, ampliando a compreensão do mundo vivo e contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida.