ATITUDE EMPREENDEDORA EM PROPRIETÁRIOS-GERENTES DE PEQUENAS EMPRESAS. CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA

ATITUDE EMPREENDEDORA EM PROPRIETÁRIOS-GERENTES DE PEQUENAS EMPRESAS. CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA

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Detalhes

  • Categoria: Empreendedorismo
  • Autores: Eda Castro Lucas de Souza, Gumersindo Sueiro Lopes Jr
  • Quantidade de Páginas: 21
  • Data de Inclusão: 23/10/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 87 KB

Esse trabalho teve como objetivo a construção e validação de um instrumento de medida da atitude empreendedora, bem como a mensuração dessa atitude em proprietários-gerentes de pequenas empresas de varejo. Atitude empreendedora foi definida, com base na teoria do comportamento planejado, como a predisposição aprendida a atuar, ou não, de forma empreendedora. Empreendedorismo foi analisado a partir de quatro fatores: planejamento, realização, poder e inovação. O questionário foi construído de forma estruturada, com 36 itens afirmativos, utilizando a escala Likert. A amostra do estudo foi composta de 290 proprietários-gerentes de pequenas empresas varejistas, vinculados ao Projeto Empreender, no DF. Foram realizadas várias análises, sendo que, a partir da análise fatorial, dois fatores, relativas à atitude empreendedora, foram considerados como positivos para o desenvolvimento dos empreendimentos dos atores estudados: Prospecção e Inovação, e Gestão e Persistência. A análise dos resultados demonstrou a presença da atitude empreendedora nos grupos estudados. O instrumento obteve índices estatisticamente confiáveis em relação a sua construção, validação e confiabilidade, sendo denominado de Instrumento de Mensuração da Atitude Empreendedora (IMAE).

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