Grandezas Físicas e suas Unidades

• Categoria: Física
  • Assuntos: Apostila de Física, Atrito (Física), Camada Física (Redes), Densidade (Física), Deslocamento (Física), Exercício de Física, Física, Força (Física), Introdução à Física, Movimento (Física), Questões de Física, Resistência (Física), Trajetória (Física), Vetores (Física)
  • Autores: CEFET
  • Data de Inclusão: 02/07/2015
  • Tamanho do Arquivo: 261 KB

A palavra “física” vem do grego physiké, que significa natureza. No seu sentido mais amplo, o estudo da Física deveria compreender os fenômenos naturais e assim ocorreu no início da história da ciência. Porém, com o passar dos anos, ela foi dividida em vários ramos, como biologia, química, etc. Atualmente, a Física estuda principalmente o movimento dos corpos e suas causas (mecânica), o calor (termologia), o som (acústica), a luz (óptica), a eletricidade (eletrologia), a estrutura do átomo, a radioatividade, a teoria da relatividade, etc. (física moderna). Estes conteúdos são estudados no ensino médio. A Física a ser estudada no curso técnico consiste de uma revisão geral das grandezas físicas e suas unidades de medida, bem como entender acoplamentos mecânicos encontrados na área têxtil. Ao final da disciplina, os estudantes terão desenvolvido as seguintes competências: ? Conhecer e interpretar o significado físico de grandezas físicas pertinentes à área têxtil; ? Interpretar contas de consumo de água e de consumo de energia elétrica; ? Conhecer os tipos de acoplamento e determinar o diâmetro de polias e engrenagens. Para adquirir as competências acima, é necessário que os alunos tenham as seguintes habilidades: ? Transformar unidades usando o método que julgar mais adequado; ? Interpretar fisicamente e efetuar cálculos envolvendo as grandezas físicas de comprimento, superfície, volume, densidade (linear, superficial e volumétrica), vazão, pressão, potência e energia elétrica, empuxo, velocidade angular, freqüência, período, velocidade tangencial, aceleração e força centrípeta. O objetivo da disciplina de Física do Curso Técnico Têxtil em Malharia e Confecção é desenvolver nos estudantes as habilidades descritas acima. Para tal, serão revistos os conceitos já vistos pelos estudantes nas disciplinas de Física do ensino médio. Em seguida serão trabalhados de forma mais intensiva os detalhes para desenvolver as competências necessárias e assim permitir a continuidade do curso.