A Qualidade da Educação Infantil Brasileira

A Qualidade da Educação Infantil Brasileira

1.031 visualizações 13 downloads

Detalhes

  • Categoria: Infantil
  • Autores: MARIA MALTA CAMPOS
  • Quantidade de Páginas: 42
  • Data de Inclusão: 03/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 238 KB

O artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd –, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil. EDUCAÇÃO INFANTIL – FORMAÇÃO DE PROFESSORES – QUALIDADE DO ENSINO – PESQUISA EMPÍRICA

Comente Aqui

Subir ao topo