A indústria cultural em tempos de Internet

A indústria cultural em tempos de Internet

996 visualizações 30 downloads

Detalhes

  • Categoria: Internet
  • Autores: Juciano de Sousa Lacerda
  • Quantidade de Páginas: 8
  • Data de Inclusão: 15/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 53 KB

O século XX foi marcado pelo despertar de uma “terceira cultura, oriunda da imprensa, do cinema, do rádio, da televisão, que surge, desenvolve-se, projeta-se, ao lado das culturas clássicas” (Morin, 1997: 14). É a Cultura de Massa, que “constitui um corpo * Jornalista. Professor Mestre do Curso de Comunicação Social do IELUSC, em Joinville (SCDoutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos). Pesquisador do Necom (IELUSC) e do Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais do PPGCOM da Unisinos (registrado no CNPq). de símbolos, mitos e imagens concernentes à vida prática e à vida imaginária, um sistema de projeções e identificações específi- cas” (idem:15). Ela integra e se integra ao mesmo tempo numa realidade policultural. “Faz-se conter, controlar, censurar (pelo Estado, pela Igreja) e, simultaneamente, tende a corroer, a desagregar as outras culturas” (Idem: 16). O desenvolvimento da cultura de massas está diretamente relacionado ao surgimento e aperfeiçoamento dos aparatos técnológicos de comunicação.

Comente Aqui

Subir ao topo