Jogos musicais 2

Jogos musicais 2

1.397 visualizações 90 downloads

Detalhes

  • Categoria: Jogos
  • Autores: Paulo César Cardozo de Miranda
  • Quantidade de Páginas: 9
  • Data de Inclusão: 02/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.286 KB

A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado com docentes em escola pública da cidade de São Paulo, e tem como foco os jogos e brincadeiras musicais na Educação Musical. Buscou-se compreender a importância dos jogos musicais entendidos como conhecimento e atividades lúdicas desenvolvidos em atividades escolares, assim como intermediadores na sensibilização e potencialização das competências e habilidades exigidas ao educador, nos termos propostos por Perrenoud (2000). Para a análise e a crítica desse material tomaram-se as proposições de Loureiro (2003) de que a música tem um papel fundamental na educação, contribui na formação de valores do indivíduo e na socialização, dando, assim, significado ao diálogo sobre educação musical associada ao indivíduo em formação e, ao aprendizado da música corroborado por Fonterrada (2008) e Schafer (1991), além de ser intermediador nos aspectos cognitivos, de acordo a Vigotski (1996). Portanto, realizou-se sob o olhar da antropologia cultural urbana, com base em Fernandes (1979), pesquisa via questionários, com perguntas abertas e fechadas, para levantamento do perfil do conhecimento e necessidades docentes em relação às atividades educativas musicais e etnomusicográficas. Encontraram-se evidências de que os jogos e brincadeiras musicais têm papel importante como ferramenta de formação e de aula, porém evidencia-se que os professores não estão preparados para utilizá-los no cotidiano, portanto, não se apresenta de modo claro o desenvolvimento de habilidades e competências para tanto, assim como há evidência da necessidade de um programa de formação continuada em Educação Musical. Palavras-chave: jogos e brincadeiras musicais; educação musical; competências; habilidades musicais.

Comente Aqui

Subir ao topo