Jogos no Ensino da Matemática

Jogos no Ensino da Matemática

1.029 visualizações 36 downloads

Detalhes

  • Categoria: Jogos
  • Autores: Aparecida Francisco da Silva, Helia Matiko Yano Kodama
  • Quantidade de Páginas: 19
  • Data de Inclusão: 02/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 454 KB

Quando uma criança brinca, demonstra prazer em aprender e tem oportunidade de lidar com suas pulsões em busca da satisfação de seus desejos. Ao vencer as frustrações aprende a agir estrategicamente diante das forças que operam no ambiente e reafirma sua capacidade de enfrentar os desafios com segurança e confiança. A curiosidade que a move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Assim, seria desejável conseguir conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar. Das situações acadêmicas, provavelmente a mais produtiva é a que envolve o jogo, quer na aprendizagem de noções, quer como meios de favorecer os processos que intervêm no ato de aprender e não se ignora o aspecto afetivo que, por sua vez, se encontra implícito no próprio ato de jogar, uma vez que o elemento mais importante é o envolvimento do indivíduo que brinca. A atividade lúdica é, essencialmente, um grande laboratório em que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas e essas experiências produzem conhecimento.

Comente Aqui

Subir ao topo