Análise de uma Seqüência Didática sobre Pilhas e Baterias

Análise de uma Seqüência Didática sobre Pilhas e Baterias

934 visualizações 22 downloads

Detalhes

  • Categoria: Química
  • Autores: Ruth do Nascimento Firme
  • Quantidade de Páginas: 12
  • Data de Inclusão: 04/01/2017
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 69 KB

Este trabalho tem como objetivo a análise do desenvolvimento de uma seqüência didática elaborada com base em uma abordagem de ensino CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), buscando caracterizar relações epistêmicas e ações pedagógicas estabelecidas em uma sala de aula de química no processo de contextualização e construção de significados para os conceitos científicos estudados. Os resultados da análise revelaram que a seqüência proposta apresenta diferentes possibilidades de dinamização do ensinoaprendizagem, das quais podemos apontar: uma maior participação e interesse dos alunos quando se busca a articulação dos conceitos químicos com o contexto tecnológico e social (dimensão epistêmica) e a instauração de processos interativos na dinâmica da sala de aula, o que não é muito comum em abordagens de ensino mais tradicionais (dimensão pedagógica). Dentre as limitações, está a dificuldade de promover atividades mais interativas quando do tratamento dos aspectos tecnológicos envolvidos na temática abordada, devido ao acesso restrito às informações técnicas sobre pilhas.

Comente Aqui

Subir ao topo