Apostila de Química Geral

Apostila de Química Geral

1.453 visualizações 155 downloads

Detalhes

  • Categoria: Química
  • Autores: (Desconhecido)
  • Quantidade de Páginas: 65
  • Data de Inclusão: 16/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.300 KB

A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Sua presença pode ser destacada por ser essencial em todos os assuntos do conhecimento humano e ter suas interfaces com outras ciências tais como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Ciências da Saúde, Engenharia, quanto por suas aplicações em Agronomia, Ciências dos Alimentos, Farmacologia, etc (LUZ JUNIOR et al., 2004). Uma importante finalidade dos experimentos de química executados no laboratório é a do aluno adquirir um conhecimento básico sobre diversos métodos e técnicas experimentais que, posteriormente, serão necessários para dar seus primeiros passos no método científico de trabalho experimental (CONSTANTINO; SILVA; DONATE, 2004). Devido a sua importância no processo de aprendizagem do aluno dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), foi produzido o presente material didático, na forma de apostila/caderno, contendo dez aulas experimentais, da área de química geral, com o objetivo de substituir o material didático atualmente utilizado, pelo fato deste apresentar uma série de deficiências em seus roteiros. A idéia de produzir o novo material didático, na forma de apostila/caderno, para adoção nas aulas experimentais de química geral, vislumbrando os alunos não químicos da UFES, dos mais diversos cursos de graduação, tem a finalidade de: apresentar roteiros claros, objetivos e bem elaborados para facilitar a compreensão do aluno no momento de executar o experimento; orientações de segurança química no laboratório que devem ser adotados para cada experimento; cuidados na manipulação e correta utilização de vidrarias, reagentes puros e soluções preparadas; orientar a disposição adequada do resíduo químico gerado; reduzir o consumo excessivo de reagentes, com a utilização de uma quantidade menor de reagentes

Comente Aqui

Subir ao topo