A Intervenção da Educação Musical no Processo de reabilitação do Deficiente Visual

A Intervenção da Educação Musical no Processo de reabilitação do Deficiente Visual

949 visualizações 22 downloads

Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Autores: Paulo Roberto de Oliveira Coutinho
  • Quantidade de Páginas: 7
  • Data de Inclusão: 28/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 218 KB

O foco desta pesquisa é na intervenção do ensino de música no processo de reabilitação do deficiente visual no Instituto Benjamin Constant. Ensinando música para deficientes visuais que perderam ou estão perdendo a visão na fase adulta, percebemos melhor suas angústias, ansiedades e suas dificuldades atribuídas à perda da visão de forma repentina. O objetivo dessa pesquisa é relatar de forma investigativa nossas estratégias propostas nas aulas de violão em grupo e nas aulas de musicalização, e como essas estratégias podem influenciar no aprendizado musical e na vida social desses reabilitandos. A metodologia aplicada nesse trabalho tem como base uma das linhas pedagógicas citadas por Libâneo (1990), a pedagogia liberal renovada não - diretiva, na qual trata justamente de um relacionamento entre professor – aluno, onde o professor é um agente facilitador e mediador de todo o processo. Dialogando com alguns autores da área da psicologia e da educação musical conseguimos nos apreender e investigar o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, o que nos trouxe a tona alguns resultados como: uma maior procura pelas aulas de música; o violão como uma atividade de lazer fora das aulas; a forma de se expressar e se comunicar com a música nas aulas e nas apresentações. Palavras-chave: Deficiente visual, Reabilitação, Pedagogia liberal.

Comente Aqui

Subir ao topo