A publicidade segundo Sherazade

A publicidade segundo Sherazade

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Detalhes

  • Categoria: Publicidade
  • Autores: Luiz Otavio de Sousa Medeiros
  • Quantidade de Páginas: 93
  • Data de Inclusão: 25/10/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 3.907 KB

Contar histórias é algo quase inerente ao ser humano, que o faz desde os primórdios da humanidade. Com isso, as narrativas se inseriram basicamente em todos os espaços intelectuais humanos, alcançando também a publicidade. O objetivo desse estudo foi entender estruturalmente e acompanhar historicamente essa apropriação feita das narrativas por parte da publicidade impressa brasileira. Pela escassez de pesquisas nesse sentido, foi preciso separar o estudo em três partes. Primeiro, foi desenvolvida uma análise do discurso retórico publicitário. Na sequencia, houve a decomposição da narrativa publicitária, por meio da correlação entre o discurso publicitário e os estudos e conceitos desenvolvidos para as narrativas literárias. Assim, foi possível observar que as narrativas adquirem o papel de premissa nesse discurso, o que levou ao entendimento e aprofundamento das modificações sofridas por seu enredo, do uso de personagens estereotipadas e situações clichês, e das preferências de foco narrativo, entre diversos outros pontos. Por último, há um acompanhamento histórico das narrativas publicitárias brasileiras, desde seu início intimamente relacionado às narrativas literárias até sua estruturação atual, predominantemente cênica, deixando claro, através de sua evolução histórica, o porquê das narrativas serem tão utilizadas e também tão características da publicidade brasileira. Palavras-chave: publicidade, narrativa, retórica, história do Brasil, comunicação, literatura.

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