Qual a importância do estudo da psicologia para um publicitário?

Qual a importância do estudo da psicologia para um publicitário?

893 visualizações 23 downloads

Detalhes


Quando não temos conhecimento sobre um determinado assunto, não existem muitas dúvidas. Porém conforme nossa quantidade de informação aumenta, a quantidade de dúvidas e incertezas também. Ao fim de qualquer estudo ficamos com a certeza que ainda existe muito mais a explorar. A possibilidade de conhecimento é praticamente infinita, Sócrates conseguiu resumir isso com maestria em sua frase. Somos todos eternos aprendizes, e à medida que aprendemos e respondemos nossas perguntas também descobrimos a imensidão de possibilidades que estavam escondidas. A ilustração da capa mostra de forma bem humorada o que é a mente humana. Um quebra cabeças gigante, tão complexo que muitos passaram a vida estudando e mesmo assim só foi possível compreender uma parte dela. Temos inúmeras linhas de pensamento, uma é incapaz de desmentir a outra com 100% de certeza. O termo “Psicologias”, título do livro que foi utilizado como base para o artigo, ilustra bem isso. Diferentes formas de pensar, baseadas em um mesmo foco, a psique humana. Psicologia é sim uma ciência, porém nela não nos prendemos apenas ao mensurável. Apesar deste ser importante também temos o fator subjetivo, e esse fator nos diferencia dos demais. Cada pessoa tem seus valores, por mais que tentemos agrupar, cada ser humano é único. É uma resposta singular a um conjunto de elementos: A sociedade, sua cultura, características físicas e biológicas, história e vivências. Não existem duas mentes iguais. E com base nessa premissa vamos, por fim, responder qual a importância da psicologia para o publicitário. Por mais que estudemos não vamos entender a mente humana em sua totalidade, mas para quem deseja trabalhar com comunicação é vital conhecer o máximo possível sobre nosso alvo. Comunicação social implica em interação, é transmitir uma mensagem e fazer com que esta chegue sem ruído aos ouvidos do nosso público. Só é possível fazer isso de forma eficiente quando se tem o mínimo conhecimento sobre como chegar nesse público, como falar com ele e de que maneira podemos atingi-lo. Entender os processos conscientes, criar habilidade para estimular o seu comportamento, sua percepção e deixar nossa mensagem também em seu subconsciente é o ideal de qualquer publicitário e para conseguirmos isso o conhecimento que vem do senso comum não basta. Precisamos de método, técnica, pesquisa e conhecimento científico. Ou seja, precisamos, entre outras coisas, da psicologia para atingirmos nosso público da maneira desejada.

Subir ao topo