
Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de co...

A flauta é um dos mais antigos instrumentos. Desde os tempos mais remotos, encontramos relatos sobre homens que se utilizavam de ossos e outros objetos com formato de tubo para produzir sons. Na er...

El Clarinete es un instrumento muy particular y más difícil de tocar de lo que en general se piensa. ¿Cuántos niños de siete, ocho o diez años, se ha visto tocar el Clarinete en concursos de jóvene...

(Conferência enviada à comissão organizadora das Jornadas de Música Lusófona promovidas pelo Coro Polifónico de Almada, nas comemorações do 25º Aniversário) Domingos A.R.Morais Membro do IELT (Inst...

Mário Martinho nasceu em Pombal, em 1987. Começou a tocar bateria aos 13 anos na Filarmónica de Vermoil e frequentou a Filarmónica das Cortes (Leiria). Participou em vários workshops de bateria e t...

A comunicação de pesquisa, “Uma proposta de ensino do violão básico para deficientes visuais”, trata-se de um trabalho em andamento, o qual tem por objetivo através de estudos do desenvolvimento e ...

este artigo é um relato de experiência sobre o ensino coletivo de violão aos alunos do PARFOR. Nele estão mencionadas algumas dificuldades comuns referentes à implantação do ensino coletivo de inst...

O presente trabalho se propõe a investigar a possível existência de figuras retórico-musicais nas árias Come, heavy Sleep, e Flow my tears, do compositor John Dowland (1563-1626), editadas respecti...

Nome do diabo, um dos mais populares, e ligado, na maioria dos casos, aos acontecimentos amorosos, seduções, bastardias. Seria Canhoto uma réplica católica do Asmodeu. Apesar do nome, canhoto, esqu...

A Flauta Mágica é uma ópera que fala do amor. Sua mensagem é ao mesmo tempo simples e profunda. Um casal que se ama só atinge o estado ideal de comunhão de almas quando os dois trabalham juntos na ...

E o conjunto de cinco linhas e quatro espa¸cos sobre os quais s ´ e escrevem as notas e s´imbolos da grafia musical ocidental. As linhas e os espa¸cos s˜ao contados de baixo para cima. Al´em das li...

A disciplina de Teoria Musical integra a componente de formação técnica do curso de Técnico de Produção e Tecnologias da Música com uma carga horária total de 474h, distribuída por 13 módulos. Nest...

Começa já a ser um habitué a realização dos concertos de encerramento dos estágios de orquestra da Academia de Música de Costa Cabral, na sala que é o emblema maior da música da Cidade Invicta. Nes...

O presente artigo se propõe a investigar aspectos relacionados à notação e produção de multifônicos em instrumentos de cordas e, mais especificamente, no piano. Para alcançar tal objetivo testamos ...

Abel Carlevaro foi um dos maiores expoentes da didática violonística do século vinte. Não se entenda por esta afirmação que ele era apenas um excelente professor de violão, pois sua atuação como in...

O presente trabalho identifica e analisa alguns aspectos retórico-musicais do primeiro movimento da 2a Suíte para violoncelo, BWV1008. A obra de J. S. Bach possui sua estrutura interna alicerçada n...

Pretende-se relatar a experiência realizada em uma oficina de Violão em São Luís, dialogando com a literatura para estabelecer considerações acerca das estratégias de ensino adotadas. Há uma breve ...