Apostila de Biologia I

• Categoria: Biologia
  • Assuntos: Alinhamento das Células, Apostila de Biologia, Biologia, Biologia Impacto, Células, Células Eucarióticas, Células Procarióticas, Estrutura do Núcleo, Membrana Celular, Microbiologia, Núcleo Celular, Questões de Biologia, Reino Animalia, Reino Fungi, Reino Metaphyta, Reino Monera, Reino Plantae, Reino Protista
  • Autores: (Desconhecido)
  • Data de Inclusão: 07/07/2015
  • Tamanho do Arquivo: 1.468 KB

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos (do grego ß??? - bios = vida e ????? - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecificamente quanto inter-especificamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular; no que se refere à célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual. Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos na população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva. Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia ou ainda exobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta.Possui exercícios de fixação.