Dança Criativa, Dramatização e Pantomima

Dança Criativa, Dramatização e Pantomima

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Detalhes

  • Categoria: Dança
  • Autores: Aleluia Heringer Lisboa Teixeira
  • Quantidade de Páginas: 3
  • Data de Inclusão: 30/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 135 KB

É comum relacionarmos o ensino da dança na escola, quando ela existe, com ensaios para festas escolares ou com deixar o aluno escolher a música, montar uma coreografia e apresentá-la no final de um determinado número de aulas. A dança se transforma em uma atividade com um fim em si mesma, desprovida de um conhecimento ou de uma problematização. Por vários motivos, que agora não nos compete analisar, a dança recebeu esse tratamento ou foi sendo esquecida dos currículos e das aulas de Educação Física. Tema sem dono, a partir de 1997, por meio dos PCNs, a dança foi mencionada e sugerida como parte integral da educação em “Arte” (a então Educação Artística, da antiga LDB, de 1971). Em 2004 passou a fazer parte da proposta curricular de Arte em nosso Estado, inserção que deve ser encarada como um desafio para os professores de Educação Física. É preciso somar esforços e planejar essas aulas, se possível, de forma conjunta com o professor de Arte da escola. As percepções provenientes das duas áreas contribuem para ampliar o conhecimento e a vivência do aluno sobre a dança e o processo criativo. É possível dar aos alunos alguns elementos para enriquecer o processo de criação, melhorar a percepção do próprio corpo e a sensibilidade musical. Montar uma coreografia não é uma ação vazia, pois possui um conteúdo e um significado que devem ser compreendidos pelos sujeitos que participam da dança ou que estejam assistindo a ela. No Ensino Médio, é possível trabalhar com uma comunicação que vai além da forma puramente estética, da expressão da natureza ou dos sentimentos humanos. Todas essas formas são importantes e interessantes, mas o aluno pode refinar ou aprofundar essa linguagem, sendo ele mesmo o autor/criador do sentido e do significado da própria expressão. Saber criar, improvisar e lidar com situações inesperadas são competências exigidas em todos os âmbitos da nossa vida. Ensina-se e aprende-se o processo criativo ao experimentarem-se as dificuldades e os desafios que o ato de criar apresenta, daí a necessidade de proporcionar situações em que o aluno seja estimulado a produzir e a criar. Como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, iremos levar elementos que provoquem a curiosidade ou que desafiem os alunos a querer conhecer mais.

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