Cultura Científica - Um Direito de Todos

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Detalhes

  • Categoria: Filosofia, Sociologia
  • Autores: Albert Sasson, Amparo Vilches, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Beatriz Macedo, Daniel Gil Pérez, Graciela Frigerio, Raquel Katzkowicz
  • Quantidade de Páginas: 168
  • Data de Inclusão: 16/06/2015
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 598 KB

O presente livro tem o significado de uma contribuição da UNESCO para um momento estratégico da educação brasileira: ele trata tanto do ensino das ciências quanto do ensino secundário. O Brasil e outros países estão vivendo, ao mesmo tempo, uma grande carência no ensino das ciências e a expansão que estamos assistindo do ensino secundário ou médio, que se torna um ensino de massa, conforme reconheceu declaração apresentada em reunião da UNESCO em Beijing. São dois campos férteis para crescerem as plantas dos novos conhecimentos. De um lado, a Conferência de Jomtien se comprometeu com o atendimento às necessidades básicas de aprendizagem de crianças e adultos, entre as quais se situa o conhecimento científico. De outro lado, o ensino secundário abaixo da linha do Equador cada vez mais deixa a feição de ensino de elite, passando a ensino democrático. Devemos, aliás, levar em conta que a expressão ensino secundário em grande parte do mundo e em alguns trabalhos aqui apresentados, compreende tanto o ensino secundário superior como inferior, este posterior ao primário. Na organização educacional brasileira isso quer dizer que corresponde não só ao ensino médio (que equivaleria, em muitos países, aos últimos anos da escola secundária ou ao ensino secundário superior), como às séries finais do ensino fundamental (equivalente ao ensino secundário inferior).

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