Ensino de Música e Evasão em Conservatórios

Ensino de Música e Evasão em Conservatórios

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Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Autores: VICENTE ESTEVAM
  • Quantidade de Páginas: 201
  • Data de Inclusão: 22/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.143 KB

Esta pesquisa envolve uma reflexão sobre evasão escolar observada em Conservatórios Estaduais de Música, no Estado de Minas Gerais, enfatizando, para isso, dois estudos de caso, desenvolvidos nos anos de 2008 a 2010, nos Conservatórios das cidades de Leopoldina e Juiz de Fora, no curso de nível técnico de instrumento e de canto. De caráter qualitativo e sob a ótica da fenomenologia e da dialética, tal pesquisa se propõe a uma análise crítica a respeito da evasão de alunos durante o curso técnico nos referidos Conservatórios, segundo a perspectiva dos próprios alunos, dos docentes, dos diretores e da instituição escolar, esta última expressa em seu Projeto Político-pedagógico. Os dados foram gerados pela análise do Projeto Político Pedagógico e por questionários semi-abertos aplicados aos docentes e discentes, coordenadores e diretores. As opiniões foram sistematizadas e organizadas a partir das próprias respostas. Por fim, foi promovido um diálogo (triangulação) entre as respostas de educadores, coordenadores, diretores e alunos e confrontadas com o Projeto Político-pedagógico das Instituições, buscando uma aproximação interpretativa com a evasão de alunos, que ocorre não somente nos dois Conservatórios enfatizados, mas que também é observável nos demais Conservatórios Estaduais, em Minas Gerais. As interpretações obtidas propiciaram a elaboração de subsídios que, espera-se, possa contribuir para a redução dos casos de evasão, bem como para o aperfeiçoamento do processo de ensino nesses Conservatórios. Espera-se, também, contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais, naquele estado, que contribuam para a revitalização e aprimoramento dessas instituições.

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