O Ensino de Violão em Grupo 4

O Ensino de Violão em Grupo 4

1.040 visualizações 28 downloads

Detalhes

  • Categoria: Violão
  • Autores: UnB
  • Quantidade de Páginas: 91
  • Data de Inclusão: 28/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.226 KB

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como o ensino de violão em grupo esta organizado nas aulas da professora Suiá Tavares da Escola Parque 210/211N na cidade de Brasília/DF. Como objetivos específicos, busquei: averiguar como acontece este ensino no dia a dia da sala de aula; compreender como a professora define o que será trabalhado em sala de aula; entender como os objetivos são estabelecidos; analisar como se dá a relação com os alunos e como isso influencia no seu trabalho; verificar quais sistemas de notação musical são utilizados. A revisão de literatura do trabalho está fundamentada em conceitos de ensino de música em grupo com um breve relato sobre as perspectivas históricas que envolvem o ensino de musica no Brasil, bem como a chegada do violão e o trabalho com o ensino de instrumentos em grupo (GALILEA, 2012; TABORDA, 2011; FONTERRADA, 2008; ZENON, 2006; TOURINHO, 2006; ALMEIDA, 2004; ALMEIDA, 2004).Com uma abordagem qualitativa, o método utilizado foi o estudo de caso. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a profissão de professor tem se tornado cada vez mais dinâmica, necessitando estar atento a metodologias de ensino que levem todos os alunos a aprenderem. Para tanto, além de o professor planejar e executar boas aulas faz-se necessário ter uma mente aberta para que mudanças de procedimentos possam ser feitos durante o processo de ensino e aprendizagem. É na boa relação com o aluno que o professor se torna capaz de enxergar e valorizar o conhecimento que o aluno traz. Acredito que este trabalho poderá contribuir com estudos que tratam do ensino de música, especificamente, do ensino de violão em grupo, nas escolas de educação básica do Distrito Federal e outras localidades. Ao trazer à tona a experiência de professores, por intermédio de suas próprias vozes, tornamos visível um modo de ensinar violão em grupo no contexto escolar. Palavras-chave: Ensino de violão em grupo; professores de música; educação básica; escola parque.

Comente Aqui

Subir ao topo