Ressonâncias de uma nação na obra para Violão

Ressonâncias de uma nação na obra para Violão

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Detalhes

  • Categoria: Violão
  • Assuntos: Choro, Estudo de Violão, Estudos de Violão, Música, Música Popular, Violão, Violão Monumental, Violão Solo
  • Autores: Jonas Soares Lana
  • Quantidade de Páginas: 186
  • Data de Inclusão: 23/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 2.481 KB

O estudo das ressonâncias de imagens da nação brasileira na obra para violão solo, composta por Heitor Villa-Lobos entre 1908 e 1940, é objetivo principal deste trabalho. Nessa obra, motivos, temas e formas musicais, típicos da música popular brasileira tradicional ou moderna, ajustam-se às exigências normativas da linguagem musical de concerto. Do encontro dessas diferentes tradições, nasce o discurso musical nacionalista, que expressa um sonho de nação emancipada. Em documentos produzidos nas décadas de 1930 e 1940, o compositor defende as funções terapêutica e edificadora da música. Uma arte pela qual ele acreditava poder comunicar sua utopia e transmitir valores e princípios nacionalistas. Essa idéia alicerça o projeto de inclusão do ensino de canto coral no currículo escolar brasileiro, executado por Villa-Lobos durante a Era Vargas para catequizar as massas, conscientizando-as de seu pertencimento à comunidade nacional. Nesse contexto, ele definia sua obra como uma demonstração da universalidade da música do povo brasileiro, desenvolvida através da sujeição dos elementos musicais folclóricos às normas da música de concerto. Um tipo de subordinação que, em sintonia com os argumentos que substanciam seu plano de catequização musical, reduz o povo à condição de objeto. Esta objetivação, entretanto, não ocorre em suas peças para violão, principal instrumento harmônico da música popular brasileira. Nesta obra, os motivos e temas populares estão associados ao repertório técnico-gestual desenvolvido pelos violonistas autodidatas brasileiros. São elementos musicais que freqüentemente estruturam várias peças, ditando regras de composição e execução. Nesse sentido, as imagens da nação, que ressoam no violão de Villa-Lobos, são permeadas por fragmentos das experiências musicais dos violonistas populares brasileiros. Intérpretes com os quais Villa-Lobos aprendeu de ouvido uma versão diferente da nação.

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