Estatística Experimental I

Estatística Experimental I

1.387 visualizações 55 downloads

Detalhes

  • Categoria: Estatística
  • Autores: João Gilberto Corrêa da Silva
  • Quantidade de Páginas: 511
  • Data de Inclusão: 06/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 3.288 KB

O homem comum pode adquirir conhecimento de diversas maneiras. O homem do campo, por exemplo, tem conhecimento das plantas que cultiva, da época de semear e de plantar, da forma de tratar a terra, dos meios de proteção contra insetos e pragas. Esse conhecimento tem origem na imitação, nas informações e instruções transmitidas por antecessores e familiares, na educação formal e na experiência pessoal. Esse homem também pode possuir conhecimento gerado por pesquisas conduzidas por instituições científicas, que lhe é transmitido através de meios de comunicação e de treinamento. O homem também pode adquirir conhecimento científico de modo mais racional, através de educação formal de nível superior e, ainda, aperfeiçoá-lo com especialização em cursos de pós-graduação. A descoberta de que a natureza é governada por um esquema inteligível teve origem na Grécia. A teoria grega descobriu o universo das idéias e das formas, ordenado pelas regras da geometria, e o universo da natureza, constituído de movimentos logicamente ordenados. Toda a teoria grega dedica-se à descrição dessas duas ordens, consubstanciadas na Geometria de Euclides, na Física de Aristóteles e na Teoria das Idéias de Platão. Somente no início do século XVII teve origem a ciência moderna. A ciência é um processo lógico de investigação para a solução de problemas e a busca de respostas a questões referentes a fenômenos naturais. Através do método científico, os cientistas tentam a geração de um corpo de conhecimento livre de crenças, percepções, valores, atitudes e emoções pessoais. Isso é logrado através de verificação empírica de idéias e crenças por procedimento aberto à inspeção pública. A confiabilidade do conhecimento científico deriva de sua base em evidência provida por observação objetiva. O conhecimento científico não é um conhecimento absoluto e definitivo. Pelo contrário, ele tende a se aperfeiçoar e, em conseqüência, levar, por exemplo, à criação de novos métodos, técnicas e procedimentos mais adequados e convenientes. Esse progresso é conseguido através da permanente atividade de indagação a que se dedicam os pesquisadores. Assim, a ciência é uma fonte de geração de conhecimento que se renova para solucionar problemas, responder questões, e desenvolver procedimentos mais efetivos para solucionar problemas e responder questões. Neste Capítulo e no que segue faz-se uma revisão de conceitos básicos referentes à abordagem científica para geração de conhecimento com o propósito de estabelecer um embasamento para a caracterização racional do método experimental e de sua essencialidade nessa abordagem. O presente Capítulo inicia com a caracterização das principais fontes de conhecimento, para identificação da distinção fundamental da abordagem científica: o método científico (Seções 1.2). Na Seção 1.3 discute-se a relação da ciência com a filosofia, particularmente, com as escolas filosóficas que surgiram ao longo da história. A Seção 1.4 faz uma breve revisão da origem e evolução histórica da ciência. A Seção 1.5 conceitua a ciência em termos dos atributos que caracterizam o método científico, e a Seção 1.6 descreve o método científico como a estratégia da ciência para a geração do conhecimento, através de uma ilustração, e o distingue dos procedimentos e técnicas de áreas específicas da ciência, que constituem os métodos particulares da ciência. Na Seção 1.7 discutem-se os objetivos e o alcance da ciência, descreve-se a ciência como um esforço permanente e progressivo de interpretação e compreensão da realidade, e caracteriza-se a estrutura básica do processo de construção do conhecimento científico. O papel da lógica na ciência é o tema da Seção 1.8 Finalmente, na Seção 1.9, expõem-se as suposições básicas que constituem os alicerces do conhecimento científico.

Comente Aqui

Subir ao topo